Início Dourados Dourados vai receber vacina contra chikungunya em projeto piloto do Ministério da...

Dourados vai receber vacina contra chikungunya em projeto piloto do Ministério da Saúde

Vacina contra chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan (Foto: Divulgação)

Imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan demonstrou proteção de 98% nos ensaios clínicos 

Rogério Vidmantas

A crise na saúde pública provocada pelo alto número de casos de chikungunya nas últimas semanas em Dourados coloca o município como parte de uma estratégia piloto de vacinação do Ministério da Saúde, focando inicialmente em áreas indígenas e prioritárias. A vacina é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Valneva, sendo gratuita e aplicada nos postos de saúde municipais.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde. Em nota, a pasta informou que a inclusão do estado na estratégia piloto ocorre após solicitação formal ao ministério, motivada pelo cenário epidemiológico de arboviroses registrado no município de Dourados, especialmente em territórios indígenas.

Efetividade Alta

A vacina contra a chikungunya foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, atualmente, está na fase 4 de monitoramento – etapa que avalia a efetividade em condições reais de uso. O imunizante demonstrou alta taxa de proteção (98,3%) em ensaios clínicos.

No Brasil, o imunizante está sendo utilizado de forma controlada, dentro de uma estratégia piloto conduzida pelo ministério em parceria com o Instituto Butantan, já implementada em municípios selecionados de diferentes estados.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a definição dos municípios que recebem a vacina segue critérios como situação epidemiológica, capacidade operacional e estrutura de vigilância. 

“Nesse contexto, Dourados se enquadra como área prioritária, especialmente pelo impacto da doença nas comunidades indígenas. O Ministério da Saúde já confirmou o envio de equipes para capacitação dos profissionais de saúde em Mato Grosso do Sul. A estratégia terá início pela população indígena, com treinamento específico nos territórios, voltado aos profissionais que atuam diretamente nessas comunidades”.

O Instituto Butantan também vai realizar treinamento com equipes de salas de vacina no estado. “Por se tratar de uma estratégia piloto, a vacinação contra a chikungunya ainda ocorre de forma restrita e monitorada no país. A expectativa é que, a partir dos resultados obtidos, haja ampliação progressiva da oferta do imunizante no SUS [Sistema Único de Saúde]”, concluiu a secretaria.

Com informações da Agência Brasil