Comunicação Semadesc
A suinocultura de Mato Grosso do Sul segue em expansão, impulsionada por investimentos, políticas públicas, avanços em sanidade e fortalecimento do associativismo. O cenário foi apresentado pelo secretário-executivo da Semadesc, Rogério Beretta, durante o V Simpósio Abraves/MS, realizado em Campo Grande.
Entre os destaques estão a modernização do Programa Leitão Vida, que passou a adotar critérios de biossegurança, bem-estar animal, sustentabilidade ambiental, econômica e social, além da ampliação da assistência técnica nas propriedades.
Segundo Beretta, o crescimento do setor resulta da atuação conjunta entre governo, produtores e entidades representativas, fortalecendo a competitividade, a geração de empregos e o desenvolvimento regional.
Entre janeiro e início de junho de 2026, o Programa Leitão Vida incentivou mais de 4,5 milhões de animais, com 1,63 milhão de suínos abatidos e R$ 45,2 milhões em incentivos concedidos. Atualmente, 272 estabelecimentos participam do programa.
Nos últimos sete anos, a atividade recebeu cerca de R$ 1,7 bilhão em financiamentos aprovados pelo FCO, consolidando a suinocultura como uma das cadeias prioritárias para o desenvolvimento econômico sustentável de Mato Grosso do Sul.











