Início Cotidiano MS reforça resposta às arboviroses em territórios indígenas

MS reforça resposta às arboviroses em territórios indígenas

(Foto: Divulgação

Reunião com Ministério da Saúde alinhou estratégias enquanto força-tarefa atua nas aldeias de Dourados para ampliar controle do Aedes

Comunicação SES

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), intensificou ações de enfrentamento às arboviroses em aldeias indígenas de Dourados e Itaporã. A mobilização envolve Ministério da Saúde, Sesai, DSEI, Força Nacional do SUS, HU/UFGD, secretarias municipais e lideranças indígenas.

Em 2026, os sistemas de vigilância apontam aumento nos casos de chikungunya em relação ao mesmo período de 2025. Nas aldeias de Dourados há transmissão ativa da doença, o que pressiona os serviços de saúde que atendem cerca de 21 mil indígenas. Até o momento, foram confirmados 150 casos na reserva indígena, com outros em análise, além de três óbitos.

Entre os dias 9 e 11 de março, um mutirão nas aldeias Jaguapiru e Bororó mobilizou cerca de 100 profissionais. Foram vistoriados 2.355 imóveis, com identificação de 589 focos do mosquito Aedes aegypti, principalmente em caixas d’água, pneus e lixo. As equipes realizaram inspeções, aplicação de larvicidas e inseticidas e instalaram ovitrampas para monitoramento.

Segundo a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, o enfrentamento exige integração entre os órgãos. O Governo do Estado segue monitorando o cenário epidemiológico e apoiando os municípios na assistência à população e na eliminação de criadouros do mosquito, com novas ações previstas nas próximas semanas.