Países que sediam evento enfrentam surtos ativos da doença
Paula Laboissière – Agência Brasil
O Ministério da Saúde alertou para o risco de reintrodução do sarampo no Brasil devido ao aumento do fluxo de viajantes para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México — países que enfrentam surtos da doença.
A pasta recomenda que viajantes atualizem a vacinação com a tríplice viral pelo menos 15 dias antes do embarque. Também orienta que, ao retornar, pessoas com sintomas como febre e manchas vermelhas procurem atendimento e informem o histórico de viagem.

Apesar de o Brasil manter o status de país livre da circulação endêmica do vírus, o cenário nas Américas é preocupante, com alta de casos e perda do certificado regional. Em 2025, a maioria dos casos confirmados no país ocorreu em pessoas não vacinadas.
Segundo o ministério, a vacinação e a vigilância ativa são essenciais para evitar novos surtos, especialmente diante da grande circulação internacional de pessoas durante o evento.
















