Início Agro Horizonte aberto: a mudança na Serra do Amolar

Horizonte aberto: a mudança na Serra do Amolar

(Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo)

Comunicação Agraer

Na região mais isolada do Pantanal sul-mato-grossense, a Serra do Amolar impõe distâncias medidas em horas de navegação. Sem estradas, o acesso é pelo rio — a principal via para quem vive ali.

Entre os moradores está a pescadora Edilaine Nogales de Arruda. Para sua família, a distância dificultava até a emissão de documentos essenciais para acessar políticas públicas. “Por meio da colônia, conheci o CAF e a possibilidade de melhorar nossos equipamentos e benefícios”, conta.

O desafio era chegar até Corumbá. Isso mudou quando a Agraer participou da 10ª Expedição Pantanal, levando atendimento até a região. A ação resultou na emissão de dezenas de cadastros, incluindo o de Edilaine.

Com o CAF, a família conseguiu financiamento via Pronaf B para um novo motor. “Antes, dependíamos de quem passava para vender o pescado. Agora conseguimos transportar nossa produção. Só trouxe melhoria”, afirma.

O impacto foi além da renda. O tempo de deslocamento diminuiu e a cidade ficou mais acessível. “Em uma emergência, conseguimos chegar mais rápido”, diz.

Mais do que um equipamento, o motor trouxe autonomia: liberdade para produzir, vender e se deslocar. No Amolar, onde tudo parece distante, o acesso a direitos encurtou caminhos e ampliou possibilidades.

A Agraer segue presente em todo Mato Grosso do Sul, apoiando produtores com assistência, tecnologia e orientação para fortalecer o desenvolvimento no campo.