
Um ciclone extratropical começa a se formar nesta quinta-feira (7), a partir de uma área de baixa pressão no norte da Argentina, segundo previsão da Climatempo.
E na sexta-feira (8), a instabilidade deve avançar rapidamente e atingindo principalmente o sul de Mato Grosso do Sul. A previsão indica risco de chuva forte com rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h, além de temporais isolados e descargas elétricas.
A partir daí, o sistema pode evoluir para um ciclone bomba entre a madrugada de sexta-feira e sábado.
O que é um ciclone bomba?
O ciclone bomba é um tipo de ciclone extratropical que se intensifica muito rápido. Isso acontece quando a pressão atmosférica no centro do sistema cai de forma acentuada em pouco tempo, geralmente.
Na prática, essa intensificação rápida deixa o sistema mais forte, o que intensifica ventos e chuvas, embora não signifique necessariamente maior destruição.
Segundo meteorologistas, uma massa de ar polar deve derrubar as temperaturas em Mato Grosso do Sul logo em seguida, com o frio sendo sentido já no sábado.
Cidades da região sul do Estado, como Dourados, Ponta Porã, Amambai, Naviraí e Iguatemi estão entre as que podem registrar sensação térmica bastante baixa.
Tempo em Dourados
A previsão da Climatempo para sábado em Dourados é chuva forte durante todo o dia. À noite, a chuva deve diminuir de intensidade, mas não para. A mínima deve ser de 12 graus, com a máxima chegando a 23 graus.
Já para domingo, a previsão é de continuidade de chuva com trovoadas e queda na temperatura, com mínima de 11 graus e máxima não passando de 19 graus.














