Início Cotidiano Curso fortalece gestoras e políticas para mulheres em MS

Curso fortalece gestoras e políticas para mulheres em MS

(Foto: Matheus Carvalho/SEC)

Comunicação da Cidadania

O curso “Protege MS: Fortalecimento dos Organismos de Políticas Públicas para Mulheres” encerrou a primeira turma com foco no fortalecimento das gestoras municipais e na qualificação do atendimento às mulheres em Mato Grosso do Sul.

Durante a formação, participantes de diferentes regiões aprofundaram conhecimentos sobre enfrentamento à violência, elaboração de projetos, articulação institucional e fortalecimento das redes de atendimento. A expectativa é que os resultados impactem diretamente a proteção e o acolhimento às mulheres nos municípios.

A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, destacou que as gestoras são referência no atendimento e fundamentais para fortalecer as políticas públicas em cada cidade.

Facilitadora do curso, a ex-ministra Cida Gonçalves afirmou que a capacitação buscou alinhar conhecimentos sobre gestão, violência de gênero, planejamento e elaboração de projetos, ampliando a autonomia das equipes para estruturar ações e captar recursos.

Participantes também relataram impactos práticos da formação. Em Caracol, Maria Odete Leite dos Santos destacou a necessidade de ampliar ações voltadas à autonomia financeira das mulheres. Já em Ivinhema, Maria de Fátima Moura afirmou que o curso trouxe mais segurança para atuação das gestoras e fortaleceu a troca de experiências entre os municípios.

Integrante da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres da Capital, Carla Viviane ressaltou que a formação ajudou a compreender melhor os desafios enfrentados pelos municípios do interior e reforçou a importância do planejamento na construção de políticas públicas.

O curso integra as ações permanentes do programa Protege Mulher MS e seguirá com novas turmas para fortalecer a rede de proteção às mulheres em todo o Estado.