Início Cotidiano Ciclistas são convidados para o encontro mensal da Massa Crítica em Dourados

Ciclistas são convidados para o encontro mensal da Massa Crítica em Dourados

(Foto: Divulgação)

Nesse mês, os ciclistas inauguram aplicativo onde podem denunciar situações de risco

Os ciclistas de Dourados têm um encontro marcado nesta sexta-feira, 29/05, com mais uma edição da Massa Crítica, tradicional bicicletada que reúne pessoas interessadas em promover o uso da bicicleta e reivindicar cidades mais seguras para quem pedala. O encontro começa às 19h, com saída do Parque do Lago em frente à placa no final da Marcelino Pires, em que está escrito “Amo Dourados”.

Além do passeio, a atividade deste mês marcará o lançamento da plataforma cidadã “Ciclista, Denuncie!”, criada para fortalecer o cicloativismo e ampliar a participação dos ciclistas na defesa de seus direitos. O link para o aplicativo é https://ciclistadenuncie.vercel.app.

A iniciativa surgiu a partir da mobilização da ativista Heblisa Mello, integrante dos coletivos Bici nos Planos MS e Ameciclo. Após vivenciar situações de indignação relacionadas à falta de respeito e segurança para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, Heblisa reuniu parceiros e organizações do movimento cicloativista para desenvolver uma ferramenta voltada ao fortalecimento da participação cidadã.

A nova plataforma busca oferecer suporte para quem deseja atuar em defesa da bicicleta em sua cidade, reunindo orientações, informações e conexões com iniciativas já existentes em diversas regiões do país. O objetivo é estimular o cicloativismo local, ampliar o conhecimento dos usuários e fortalecer redes de apoio para quem deseja contribuir com mudanças na mobilidade urbana.

Além de promover a convivência entre ciclistas, a bicicletada também busca chamar a atenção para a necessidade de mais segurança viária, infraestrutura cicloviária e respeito no trânsito. Os participantes poderão conhecer melhor a plataforma durante o evento e entender como ela pode contribuir para transformar reclamações e experiências cotidianas em ações concretas de incidência política. Mais informações nas redes sociais do Bici nos Planos MS e da Massa Crítica Dourados.