Início Em destaque Cerimônia de abertura será em 3 países simultaneamente; veja as atrações musicais

Cerimônia de abertura será em 3 países simultaneamente; veja as atrações musicais

Shakira, que fez show em maio no Rio de Janeiro, é atração na abertura da Copa do Mundo. (Reprodução)

A cerimônia de abertura da Copa do Mundo, como o próprio evento em si, tem muitas novidades e ineditismo: a Fifa organizou um evento inédito de contagem regressiva com shows simultâneos em três cidades: Cidade do México (México), Toronto (Canadá) e Los Angeles (EUA).

Os chamados Countdown Concerts foram concebidos como uma experiência integrada entre os três países, com apresentações musicais em tempo sincronizado e transmissões cruzadas, reunindo artistas locais e internacionais no dia anterior ao início do torneio.

No México, que recebe o jogo inaugural, a apresentação destacará elementos tradicionais, com música, dança e referências à cultura local, incluindo manifestações artísticas como o papel picado, símbolo festivo do país, além de participação de talentos indígenas e expressões do folclore contemporâneo.

Artistas

Entre os artistas confirmados pela Fifa para a cerimônia no Estádio Azteca estão Shakira, Burna Boy, Alejandro Fernández, Belinda, Danny Ocean, J Balvin, Lila Downs, Los Ángeles Azules, Maná e Tyla.

Nos Estados Unidos, a cerimônia em Los Angeles terá apresentação de artistas como Katy Perry, Future, Lisa, Rema e Tyla, além da brasileira Anitta.

No Canadá, os artistas destacados são Alanis Morissette, Alessia Cara, Elyanna, Jessie Reyez, Michael Bublé, Nora Fatehi, Sanjoy, Vegedream e William Prince.

Onde assistir

A Copa do Mundo é transmitida no Brasil por seis veículos diferentes: Globo e SBT na TV aberta; SporTV e N Sports na TV fechada; e o Globoplay e a CazéTV no streaming.

 Novidades

Em 2026, além de novidades que darão o tom das próximas Copas, como o número maior de países participantes, há algumas curiosidades.

O jogo de abertura, por exemplo, repetirá o confronto entre México e África do Sul – o mesmo que iniciou a Copa de 2010. É a primeira vez que isso acontece desde que a competição passou a ter formato com uma partida inaugural, em vez de vários jogos simultâneos.

Outra informação curiosa é que o Estádio Azteca, na Cidade do México, será o primeiro da história a sediar três aberturas de Copa do Mundo (1970, 1986 e 2026). (Com informações da Agência Brasil)