Comunicação Agepen
A qualificação profissional tem transformado a rotina de mulheres privadas de liberdade em Mato Grosso do Sul, oferecendo oportunidades de aprendizado, autonomia e reinserção social. Por meio do Programa Mulheres Mil, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, reeducandas da Capital e do interior participam de cursos profissionalizantes nas áreas de copeiragem e vendas.
Com carga horária de 160 horas, a formação reúne conteúdos básicos e técnicos, incluindo atendimento ao público, manipulação de alimentos, empreendedorismo e direitos trabalhistas. As aulas são realizadas em unidades prisionais de Campo Grande, São Gabriel do Oeste e Rio Brilhante.
Segundo a Agepen, a qualificação profissional é uma ferramenta estratégica para reduzir a reincidência criminal e ampliar as oportunidades de trabalho após o cumprimento da pena. Além dos cursos atuais, mais de 2 mil vagas em diversas áreas já estão previstas para 2026.
Educadores e gestores destacam que o aprendizado promove mudanças de comportamento, fortalece a autoestima e resgata a confiança das participantes. Entre as alunas, o sentimento é de esperança e recomeço, com perspectivas de emprego, empreendedorismo e continuidade dos estudos.
A iniciativa reforça o compromisso de transformar o sistema prisional em um espaço de preparação para a vida em liberdade, oferecendo novas possibilidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social.











