
Encontro promovido pelo Sebrae/MS reuniu lideranças de 16 governanças territoriais para alinhar estratégias, compartilhar resultados e construir soluções para os municípios da região Sul
Representantes de governanças territoriais, instituições públicas, iniciativa privada e sociedade civil participaram, em Dourados, da segunda edição do Conexão Sul MS. Promovido pelo Sebrae/MS, o encontro reuniu lideranças de 34 municípios para fortalecer a cooperação regional, alinhar agendas estratégicas e discutir ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.
O evento contou com a participação de governanças territoriais, ecossistemas de inovação, consórcios intermunicipais, prefeitos, vereadores e secretários municipais. A programação incluiu palestras, painéis e debates sobre desenvolvimento regional, turismo, inovação, empreendedorismo e políticas públicas.
Entre os temas discutidos estiveram a simplificação de processos para estimular o crescimento dos municípios, o cenário econômico da região sul do Estado e o papel das agências de desenvolvimento na articulação de projetos e investimentos. Os participantes também compartilharam experiências e boas práticas adotadas em diferentes territórios.
Durante a tarde, os participantes avaliaram os resultados alcançados desde a primeira edição e construíram a Agenda 2026/2027, definindo prioridades e ações conjuntas para os próximos anos. A iniciativa reforçou a importância da atuação integrada entre diferentes instituições e territórios para impulsionar o crescimento econômico e social da região sul de Mato Grosso do Sul.
Para as lideranças presentes, o principal legado do encontro foi o fortalecimento da integração regional e da construção de estratégias coletivas. A proposta é ampliar a cooperação entre municípios e instituições, criando ações coordenadas em áreas como turismo, inovação, agronegócio e governança para promover o desenvolvimento de longo prazo.









