Aniversário

O PROGRESSO, há mais de sete décadas na vida de Dourados

A primeira edição circulou no dia 21 de abril de 1951. De la para cá, O PROGRESSO não parou de registrar a história de Dourados e de sua gente

21 ABR 2023 • POR Redação • 07h15

O jornal O PROGRESSO foi fundado pelo jornalista e advogado Weimar Gonçalves Torres. A primeira edição, no dia 21 de abril de 1951, marcou época na história da imprensa do então Estado de Mato Grosso. De lá para cá, foram mais de sete décadas de lutas, glórias e boa informação na vida de Dourados e de sua gente. A última edição impressa ocorreu em junho de 2019. No entanto, O PROGRESSO continua firme, em formato  online, através do endereço www.progresso.com.br.

O nome O PROGRESSO foi inspirado por Weimar Torres, em jornal homônimo que era de propriedade de seu pai, o também advogado e jornalista Rangel Torres, fundado em 1920, em Ponta Porã. Uma justa homenagem que foi perpetuada ao longo das décadas em Dourados.

Com a morte de Weimar Torres, no dia 14 de setembro de 1969, em acidente aéreo, o seu sogro, Vlademiro Muller do Amaral, assumiu a direção do jornal. Ele manteve a mesma linha editorial e modernizou o parque gráfico da empresa.

No entanto, Vlademiro Muller do Amaral faleceu no dia 1º de dezembro de 1985, vítima de trombose. Assumiu o comando do O PROGRESSO, a sua filha, a jornalista Adiles do Amaral Torres, viúva de Weimar Torres.

A diretora-presidente Adiles do Amaral Torres manteve firme o lema do jornal (Pensamento e Ação por Uma Vida Melhor) e contou com o apoio de suas filhas, Blanche Torres, no cargo de diretora-executiva, e de June Torres, no cargo de diretora-superintendente, para a continuidade do sucesso da empresa, que sempre acompanhou as novidades tecnológicas do setor, sem abandonar, jamais, a mesma linha editorial traçada pelo fundador do jornal.