Cotidiano

MS é o quinto estado com maior incidência de raios

13 MAI 2024 • POR Flávio Verão • 08h45

Mato Grosso do Sul faz parte do ranking dos estados com maior ocorrência de raios do país, conforme dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), vinculado ao Inpe. O estado só fica atrás do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Minas Gerais.

Conforme o levantamento, de 2018 a 2022, a média anual de descargas atmosféricas no Brasil ficou em 590 milhões. É o país com maior incidência de raios do mundo e Mato Grosso do Sul é um dos estados com maior número absoluto de ocorrências de raios.

. Já em Água Clara, um homem de 33 anos foi eletrocutado enquanto mexia no celular conectado à tomada durante o mau tempo.

Dados do Elat indicam que, todos os anos, os raios provocam cerca de 110 mortes no Brasil e ferimentos em mais de 200 pessoas. Deste total, 26% dos episódios ocorreram durante atividades em área rural e 21% em casa, em situações que envolveram, por exemplo, uso de telefone e de aparelhos conectados à tomada ou proximidade de portas e janelas.

Fenômeno Meteorológico

Conforme as informações divulgadas pela Agência Brasil, os raios ocorrem em maior volume em regiões tropicais. Além disso, a umidade do ar elevada, favorece ainda mais a formação da atividade elétrica.