UFMS

Professora Luciani Coimbra é indicada para desembargadora do TRF3

Também compõem a lista tríplice os advogados paulistas Veronica Abdala e Marcos Moreira, ambos do estado de São Paulo

27 JUN 2024 • POR UFMS • 07h15

Única representante de Mato Grosso do Sul, a professora da Faculdade de Direito da UFMS Luciani Coimbra de Carvalho está na lista tríplice para a vaga de desembargadora do Tribunal Federal da 3ª Região (TRF3), votada e, 19 de junho, na vaga destinada aos advogados e  aguarda a nomeação do Presidente Lula, que deverá escolher o novo desembargador federal.

Com cerca de 30 anos de exercício profissional tanto na prática advocatícia nas áreas de direito administrativo, financeiro e tributário quanto na docência, na área de direito público, Luciani pretende contribuir com o TRF3 com “o olhar e a experiência de advogada com atuação no interior e na capital nos estados de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, consciente dos desafios da advocacia e da magistratura no aperfeiçoamento do sistema de justiça brasileiro”.

Para ela, a equidade de gênero, com a escolha de uma mulher para o cargo, também é importante para cumprir o compromisso com a Agenda 2030 da ONU, alinhada ao ODS 5.

Para o reitor Marcelo Turine, a indicação da professora Luciani enaltece a UFMS, a educação e o estado de Mato Grosso do Sul. “Muito feliz com a indicação da nossa professora de Direito para compor a lista tríplice. Isso é um reconhecimento pela excelência do nosso time e pela qualidade dos nossos profissionais. A professora Luciani merece todo esse reconhecimento e apoio para a sua escolha ao cargo de desembargadora federal. Ela tem muito a contribuir para o sistema de justiça do nosso país”, enfatizou.

Doutora em Direito do Estado pela PUC/SP e Mestre em Direito do Estado, subárea de direito administrativo, também pela PUC/SP, em 2000, a professora concluiu sua graduação em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/MS) em 1993. Na UFMS desde 2007, Luciani atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Direito, na linha de pesquisa em “Direitos fundamentais, democracia e desenvolvimento sustentável”. Também como professora do curso de graduação na Faculdade de Direito, em Campo Grande, tem ministrado a disciplina Direito Administrativo 1 e 2.

Além da UFMS, a professora também atua na especialização na PUC/SP, em Direito Constitucional, e atuou no doutorado em direito da USP, respectivamente, com a disciplina Administração Pública e Direitos Fundamentais e nas linhas de pesquisa Direito do Estado e Direitos fundamentais.

Sócia do escritório de advocacia Coimbra & Palhano Adv Ass, localizado em Campo Grande, MS, Luciani atua na área de direito público, com consultoria e assessoria jurídica e no contencioso administrativo e tributário. Além disso, a professora possui inúmeras publicações acadêmicas e possui outras atuações profissionais, sendo atualmente presidente do Conselho de Curadores da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura – FAPEC; editora da Revista Direito UFMS – Qualis A3; Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq Direitos Fundamentais, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável.

Também compõem a lista tríplice os advogados paulistas Veronica Abdala e Marcos Moreira, ambos do estado de São Paulo.