Brasileirão

Ao som de "olé", Fortaleza domina o Palmeiras e vence no Castelão

Lucero marca duas vezes e Bruno Pacheco faz golaço para o Leão do Pici; Verdão sofre com mudanças e perde embalo no Brasileirão

26 JUN 2024 • POR Globo Esporte • 22h50

O Fortaleza dominou o Palmeiras do início ao fim na noite desta quarta-feira e venceu por 3 a 0, no Castelão, em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão do Pici conseguiu aproveitar as mudanças promovidas por Abel Ferreira para construir o resultado com facilidade: Lucero, com um gol em cada tempo, e Bruno Pacheco, com um golaço na segunda etapa, decidiram o confronto que fez o Verdão interromper uma sequência positiva de cinco vitórias consecutivas.

41 jogos depois

Ao som de "olé" das arquibancadas do Castelão, o Fortaleza construiu o resultado positivo com certa facilidade e impôs ao Palmeiras de Abel Ferreira algo pouco comum. O Verdão não sofria uma derrota por três gols de diferença havia 41 partidas. A última vez foi quando os palmeirenses perderam para o Flamengo, no Maracanã, em novembro do ano passado.

Como fica?

O Fortaleza ganhou posições na classificação e, agora com 17 pontos, ocupa a 9ª colocação. O Palmeiras, que poderia liderar o torneio sozinho, caiu para a quarta posição, com 23 pontos. 

Primeiro tempo

Com mudanças no time titular, o Palmeiras foi o primeiro a criar chance de abrir o placar: Gabriel Menino foi lançado em ótima posição dentro da área, mas a finalização foi desviada para escanteio pelo goleiro João Ricardo. Pouco depois, o Fortaleza se aproveitou de um erro do Verdão para marcar. Pikachu recuperou passe de Naves e deu ótimo passe para Lucero dominar, driblar Murilo e bater forte para vencer Weverton. Os donos da casa tiveram chance de aumentar vantagem com Machuca, aos 22 - o atacante avançou em boa posição e parou no goleiro palmeirense. Flaco López, que entrou no lugar de Gabriel Menino, tentou surpreender nos acréscimos com um chute de fora da área e não teve sucesso.

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para o segundo tempo com Raphael Veiga na vaga de Naves. E quem marcou foi o Fortaleza. Logo no início da segunda etapa, Lucero recebeu com liberdade na entrada e bateu com qualidade para acertar o ângulo: 2 a 0. A vitória ficou tranquila para os donos da casa em grande estilo, aos 25 - Bruno Pacheco tabelou no meio de campo e arrancou em velocidade para ganhar da marcação e bater cruzado sem chance para Weverton. Nem as mudanças promovidas por Abel, que apostou nas entradas de Dudu e Estêvão, permitiram ao Verdão pressionar.

Agenda

O Fortaleza enfrenta o Juventude, no domingo, às 16h, no Castelão, pela 13ª rodada do Brasileirão. O próximo jogo do Palmeiras será na segunda-feira, contra o Corinthians, às 20h, no Allianz Parque.