Senai

Comitiva designada para ação humanitária no Rio Grande do Sul recebe homenagem

A equipe ficou 30 dias fora de casa para coordenar a fabricação de móveis, conserto de eletrodomésticos e equipamentos hospitalares em Canoas

27 JUN 2024 • POR Assessoria/Fiems • 17h30

A comitiva de oito colaboradores do Senai designada para participar de ação humanitário para atender as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul retornou, ontem (26), para Campo Grande e foi homenageada pela participação na ação. Primeira a sair da Capital para a região gaúcha, a equipe ficou 30 dias fora de casa para coordenar a fabricação de móveis, conserto de eletrodomésticos e equipamentos hospitalares em Canoas, ou seja, uma forma de dar alguma perspectiva de recomeço para os atingidos.

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, relembrou a apreensão que antecedeu a equipe. “Apesar do time altamente qualificado, era praticamente uma zona de guerra. Não sabíamos o que iríamos enfrentar. Mas o pessoal conseguiu utilizar o que sabe fazer dentro do Senai, reformar e fazer a manutenção, além de lidar com o sentimento das pessoas que estavam precisando. Eles voltaram com a missão cumprida”, destacou. 

A ação faz parte da segunda etapa da campanha MS Pela Vida – Unidos pelo Rio Grande do Sul, realizada pela Fiems em parceria com o governo do Estado. A primeira fase, realizada em maio, contou com campanha de arrecadação de roupas e mantimentos. “Agradecemos aos envolvidos por termos essas pessoas que entendem e agregam no projeto e se dedicaram durante tanto tempo longe das suas famílias. É bom poder proporcionar isso para os nossos irmãos gaúchos e quem quer que precise”, afirmou Rodolpho. 

Engenheiro eletricista do Senai Empresa, Vagnaldo Alves de Matos relatou a surpresa que ficaram com a quantidade de pessoas que buscaram o serviço. “Foram aglomerando pessoas com os equipamentos retirados direto da lama. Foi uma experiência pessoal incrível no sentido de poder ajudar um pouco aquele pessoal diante de uma tragédia tão grande”. 

Para o motorista Jaderson Rocha Cardoso, apesar da tristeza presente, o sentimento de gratidão foi o que predominou nas ações. “O cenário era de horror. Pessoas perderam tudo. Mas, o pouco que o Senai pode proporcionar para ajudar foi gratificante. Todo mundo vindo agradecer, as crianças te dando uma lembrancinha, uma cartinha, um doce, as pessoas retribuindo, dando um almoço. Não tem dinheiro que pague isso. Muita gratidão por poder ajudá-los”. 

A carreta destinada a serviços de eletrotécnica e solda fez mais de 2 mil consertos, com média de 20 atendimentos por dia. Além dos concertos, a equipe do Senai realizou a distribuição de 260 camas de solteiro, 130 berços, 130 baús, além de 1 mil rodos e 1 mil pás produzidos pelas equipes de marcenaria de Campo Grande. Os atendimentos devem continuar com uma nova equipe.