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Programa Mais Ciência na Escola é tema de webinário

Encontro tinha como foco discutir a chamada pública para a iniciativa que busca promover o letramento digital e a educação científica nas escolas

01 Jul 2024 - 07h30Por Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Programa Mais Ciência na Escola é tema de webinário - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Com investimento de R$ 100 milhões, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançou a chamada pública do Programa Mais Ciência na Escola. A política vai implementar laboratórios maker em escolas públicas, para promover o letramento digital e a educação científica, contribuindo para os objetivos do Escolas Conectadas. Para auxiliar as redes na adesão, o MEC participou de webinário na sexta-feira, 28 de junho, com transmissão pelo canal no YouTube do MTCI

Mil escolas serão beneficiadas com laboratórios acompanhados de planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e estudantes, fortalecendo a parceria entre escolas e instituições científicas, tecnológicas e de inovação. Para participar do programa, as instituições científicas, tecnológicas e de inovação(ICTs) devem apresentar, até 26 de julho, propostas para estabelecer redes de cooperação à nível territorial comescolas da educação básica. 

A diretora de Apoio à Gestão Educacional (Dage), Anita Gea Martinez, explicou que a política é olhada sob uma ótica clara e que busca a equidade. “Estamos priorizando as regiões que têm mais dificuldade e capacidade de investimento próprio nesse tema e, também, indicadores socioeconômicos, regionais e raciais. Não queremos que seja um projeto escolar pontual, mas um propulsor de uma mudança cultural e que seja incorporado no currículo escolar e pela comunidade de maneira efetiva”, declarou. 

Sobre os laboratórios, a diretoria garantiu que eles são fundamentais para garantir a melhoria estrutural das escolas e a aprendizagem dos alunos. Segundo ela, “Os laboratórios maker trazem para o cotidiano dos alunos os conceitos de ciência, de tecnologia e de experimentação em uma lógica fora do tradicional. Com eles, os estudantes colocam a mão na massa e aprendem de maneira mais empírica, enquanto o programa transforma escolas que não apresentam a estrutura adequada e asseguram a melhor conectividade dos alunos.” 

A finalidade da iniciativa é apoiar o desenvolvimento de competências previstas na BNCC Computação, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como apoiar a implementação da educação digital, conforme definido pela Política Nacional de Educação Digital (PNED). As propostas devem priorizarescolas públicas municipais de ensino fundamental anos finais edeensino médio,preferencialmente com jornada de tempo integral. 

As propostas devem ser apresentadas por meio do Formulário de Pospostas on-line disponívelnaPlataforma Integrada Carlos Chagas.Elas deverãoserefetuadasemparceria com as secretarias municipais e/ou estaduais de educação e a divulgação final das ações aprovadas será divulgada em setembro deste ano. Os critérios de elegibilidade e o cronograma daChamada Pública do ProgramaMaisCiêncianaEscolaestão disponíveis no portal do CNPq 

MaisCiêncianaEscola–O ProgramaMaisCiêncianaEscolafoi instituído peloDecreto nº 12.049, de 11 de junho de 2024, assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ointuitoda iniciativaédisseminar o conhecimento científico e a educação digitalnaeducação básica. As diretrizes eosobjetivos do programa incluem o estímulo à educação científica e digital, a promoção da inclusão social, a valorização dos educadores, a equidade no acesso à educação e o incentivo ao desenvolvimento sustentável. 

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