Comunicação da Cidadania
A construção de uma educação comprometida com a igualdade racial passa pela atuação das equipes que conduzem o cotidiano escolar. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, e a Secretaria de Estado de Educação (SED) iniciaram, na terça-feira (10), a formação “MS Sem Racismo: Construindo Escolas Antirracistas”, voltada a diretores, coordenadores e equipes técnicas da Rede Estadual de Ensino.
Realizada em Campo Grande, a capacitação integra o Programa MS Sem Racismo e aborda a aplicação da Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas.
O secretário de Estado da Cidadania, José Francisco Sarmento, destacou o papel da educação no enfrentamento ao racismo. Segundo ele, a escola é um espaço fundamental para promover reflexões sobre práticas e estruturas historicamente reproduzidas na sociedade e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes.
A formação foi direcionada a gestores escolares por seu papel na organização das práticas pedagógicas e na condução das relações dentro das unidades de ensino. Para o subsecretário de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Deividson Silva, o fortalecimento da educação antirracista depende do envolvimento das lideranças escolares e da efetiva implementação da Lei 10.639.
Durante a capacitação, os participantes discutem temas como letramento racial, racismo estrutural e institucional, além de estratégias para inserir ações de promoção da igualdade racial nos projetos pedagógicos das escolas.
A coordenadora de Modalidades Específicas da SED, Tânia Nugoli, ressaltou que a iniciativa fortalece ações já desenvolvidas na rede e amplia a parceria entre Educação e Cidadania.
A formação faz parte das metas do Programa MS Sem Racismo, criado para prevenir e combater o racismo estrutural, institucional e religioso. Organizada em duas turmas, a ação deve ser ampliada posteriormente para profissionais da educação de municípios do interior do Estado.











